Na manhã fresca de 15 de Outubro, a IV secção fez-se à pista, Guimarães-Fafe, levando as suas bicicletas com o objectivo de “ Acordar Para um Clã Melhor”.
Durante o dia, reflectimos sobre o nosso percurso escutista de modo a melhorar a vida em clã. Lemos também algumas célebres frases de Personalidades/modelos de vida para aprofundarmos o que é ser caminheiro e introduzir aos novos elementos o que é ser caminheiro e o porquê do nosso lema ser “ Servir”.
A actividade dividiu-se em 6 pontos:
1º Ponto: “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.”, aqui cada um pegou na parte aberta do PPV e reviu/fez.
2º Ponto: “O que eu posso fazer, tu não podes. O que tu podes fazer, eu não posso. Mas juntos podemos fazer algo bonito para Deus.”, aqui cada um de nos escreveu numa folha, as expectativas e os medos para este ano escutista.
3º Ponto: “A paz exige quatro condições essenciais: Verdade, justiça, amor e liberdade.”, aqui desenhamos numa folha a nossa mão e em cada um dos dedos escrevemos uma coisa do qual nos orgulhamos como escuteiros.
4º Ponto: “Salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Chamado de "o Schindler português", também teve a sua lista e salvou a vida de milhares de pessoas, das quais cerca de 10 mil judeus.”, aqui todos de olhos vendados, deitamo-nos um pouco para dormir. Quando ouvimos um barulho, todos acordamos para um clã melhor e para tal, com os olhos vendados fomos para o monte de mochilas e pegamos numa mochila, sem ver se era nossa ou não e levamo-la até ao outro ponto, como prova de união e espírito de grupo, mostrando assim que tal como Aristides de Sousa Mendes, estamos dispostos a ajudar aqueles que precisam.
5º Ponto: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”, “O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo”, aqui cada um e afastados uns dos outros fizemos a parte fechada do PPV.
6º Ponto: discutimos as frases que foram lidas ao longo do percurso e tentamos adivinhar a quem pertenciam e todos juntos fizemos um pequeno jogo para depois fazermos a carta de clã e o plano de actividades.
São Paulo, o nosso patrono, representa a mudança que a Palavra de Deus pode operar em nós. Foi um caminheiro empenhado na evangelização das primeiras comunidades de cristãos, que deve ser tomado como modelo para a nossa vida de todos os dias –o exemplo de uma vida dada, no sentido literal da palavra! (“Combati o bom combate acabei a carreira e guardei a fé…”)
Chegada a hora de voltar para Sta. Eufémia, sentimo-nos satisfeitos e gratos pelo dia diferente que vivemos, entre muita alegria e peripécias.
Sem comentários:
Enviar um comentário