Este blog foi criado para que o Clã 77, do Agrupamento 323 de Santa Eufémia de Prazins,
possa partilhar todas as caminhadas rumo ao Homem Novo

terça-feira, março 02, 2010

Formação nos Bombeiros das Caldas das Taipas

No passado dia 27 de Março de 2010, os bombeiros das taipas receberam alguns agrupamentos, entre os quais o agrupamento de Santa Eufémia de Prazins estava incluído, para dar a conhecer um pouco da sua história e também umas noções básicas de como actuar em casos diferentes com vítimas diferentes.
O inicio desta actividade, estava previsto para as 13:30 mas como alguns bombeiros tiveram de sair em emergência, devido ao mau tempo que assolou a nossa cidade, a actividade atrasou uma hora.
No inicio, todos os agrupamentos foram para o auditório do quartel dos bombeiros para assistir a um pequeno filme onde dava-nos a conhecer um pouco da historia dos Bombeiros e algumas das suas actividades que estes realizam, no fim do filme os agrupamentos foram divididos em 3 grupos para darmos inicio as actividades.
A primeira actividade foi como ajudar uma vítima em PCR (Paragem Cardio Respiratória), onde aprendemos a como abordar a vítima e como ajudar a vítima fazendo as compressões e como utilizar as máscaras correctamente, desta primeira actividade o mais importante a reter é que as compressões são o meio mais eficaz para ajudar a vitima e que mais vale fazer as compressões e partir as costelas a vitima do que não fazer.
De seguida passamos para outra actividade que consistia em como tirar uma vítima encarcerada de um veículo e quais os equipamentos que são necessários para este fim, desta actividade o mais importante a reter foi que a vítima tem que estar sempre imóvel e que o mais importante é segurar na cabeça da vitima.
Por fim passamos para a última actividade onde aprendemos como colocar uma vítima na maca para depois ser transportada sem que sofra qualquer dano.
Antes de nos irmos embora ainda fomos conhecer os carros dos bombeiros quais as suas funções, para que tipo de emergências são usados e que tipo de equipamento medico tem para ajudar as vitimas.
Por fim e para finalizar a tarde, todos os agrupamentos juntaram-se no largo da feira onde tivemos um lanche convívio preparado pelos chefes dos clãs presentes.
Estiveram presentes os caminheiros Carlos Neves e Carlos Guimarães e o dirigente Miguel Cardoso

Sem comentários: