Este blog foi criado para que o Clã 77, do Agrupamento 323 de Santa Eufémia de Prazins,possa partilhar todas as caminhadas rumo ao Homem Novo
domingo, julho 12, 2009
Jornal Servir - 10ª Edição
domingo, julho 05, 2009
Papa nomeou D. Manuel Monteiro de Castro
Deixamos aqui algumas noticias que foram colocadas em vários sitios na internet.
"Igreja: Novo secretário da Congregação dos Bispos
Papa promove prelado português
Ao fim de quase quatro décadas como embaixador da Santa Sé em vários países dos cinco continentes, o arcebispo português D. Manuel Monteiro de Castro acaba de ser nomeado pelo Papa Bento XVI secretário da Congregação dos Bispos, o organismo que gere a eleição dos prelados para as dioceses de todo o Mundo.
O arcebispo português, natural de Guimarães, que desde 2000 ocupava o cargo de Núncio Apostólico em Espanha, pretendia regressar à sua terra natal, mas diz ter ficado "muito contente com o convite".
"Não podia recusar já que me ordenei para servir. De resto, trabalhar com o Santo Padre é sempre uma distinção", disse ao CM D. Manuel Monteiro de Castro.
A chegada à Cúria Romana resulta de uma larga experiência diplomática, ao serviço da Santa Sé. D. Manuel Monteiro de Castro foi núncio apostólico em países como Panamá, Guatemala, Vietname, Austrália, México, África do Sul ou Trinidad e Tobago.
Um dos seus maiores desafios foi o período que passou como embaixador da Santa Sé no Vietname, de 1972 a 1975, o período da retirada americana e da reunificação comunista do país.
O prelado português, ordenado padre em Braga no início da década de 60, é agora o número dois da Congregação dos Bispos, logo a seguir ao prefeito, o cardeal italiano Giovanni Battista Re.
Secundino Cunha" in Correio da Manhã ( http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=0D66C506-230D-49C6-8E60-E6BDC20F2E34&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010)
"Sociedade: Manuel Monteiro de Castro na Congregação dos Bispos
O actual embaixador do Vaticano em Madrid, o núncio português Manuel Monteiro de Castro, vai ser o novo secretário da Congregação dos Bispos.
Criada em 1860, a Congregação para os Bispos integra a Cúria Romana dedicando-se a toda a gestão das dioceses, acompanhando ainda a nomeação dos bispos e o exercício das suas actividades episcopais.
Sob a tutela de Pio X a congregação ampliou os seus poderes, tendo-lhe sido atribuída a função de gerir a eleição dos bispos.Assegura ainda a gestão de todas as visitas que preparam os relatórios de avaliação das igrejas a seu cuidado.
A nomeação, que deverá ser formalmente anunciada nos próximos dias, confirma rumores que já colocavam o prelado português neste cargo e que começaram a circular no Vaticano durante o mês de Junho.
Na altura, Manuel Monteiro de Castro disse desconhecer esses rumores, admitindo que a sua vontade era poder cumprir o resto da sua vida em Portugal.
Insistiu que transmitiu essa vontade directamente ao Papa Bento XVI, mas reiterou que a sua função «é servir» e que se a nomeação fosse o desejo do Santo Padre assim o faria.
«Em Junho do ano passado manifestei directamente ao Santo Padre e ao Cardeal Bertoni, o nosso chefe de Governo, que o meu desejo, agora que já tenho 71 anos, é poder passar a última etapa da minha vida na minha terra natal», disse.
Natural de Santa Eufémia Prazins (Guimarães), Manuel Monteiro de Castro - embaixador em Madrid há nove anos - explicou em Junho que gostaria de poder voltar à terra, para apoiar o centro social com o seu nome e ter tempo para ler e escrever.
Escuteiro, ordenado sacerdote para a Diocese de Braga e diplomata do Vaticano há décadas, Manuel Monteiro de Castro saiu de Portugal em 1961 e trabalhou já nos cinco continentes.
Um dos seus maiores desafios foi o período que passou no Vietname, entre 1972 e 1975, de onde seguiu para a Austrália (entre 1975 e 1978)." in Guimarãesdigital ( http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=38671)
"Arcebispo português é nomeado secretário da Congregação para os Bispos
Dom Manuel Monteiro de Castro exercia cargo de núncio na Espanha
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 3 de julho de 2009 (ZENIT.org).- Segundo informou a Santa Sé nesta sexta-feira, Bento XVI nomeou o arcebispo português Manuel Monteiro de Castro como novo secretário da Congregação para os Bispos.
O arcebispo, de 71 anos, natural de Santa Eufémia (perto de Guimarães), desempenhava desde 2000 o cargo de núncio apostólico em Espanha e Andorra.
Dom Manuel de Castro substituirá no cargo de secretário Dom Francesco Monterise, que foi nomeado arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no lugar do cardeal Andrea Cordero Lanza, que se aposenta após a conclusão do Ano Paulino.
O arcebispo português irá a Roma para trabalhar como secretário do dicastério cujo prefeito é o cardeal Giovanni Battista Re.
Dom Manuel Monteiro de Castro falou à Agência Ecclesia sobre sua nomeação: "tive a notícia só há dois ou três dias. Naturalmente fiquei muito contente, porque trabalhar com o Santo Padre é sempre uma distinção e significa que apreciaram o trabalho que fiz nestes anos de serviço que, em grande parte, foi para tratar de questões relacionadas com os Bispos, o setor para onde vou trabalhar no Vaticano". O arcebispo diz estar preparado para "trabalhar neste campo, que não é só de nomeações de bispos, são muitos outros problemas relacionados com milhares de bispos em todo o mundo".
Dom Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que já o fez passar por países como Panamá, a Guatemala, o Vietnã, a Austrália, o México, a Bélgica, Trinidad e Tobago ou África do Sul.
Arcebispo titular de Benavento desde 1985, é doutorado em Direito Canónico e ocupava desde esse ano funções como "embaixador" do Papa em diversas nações. Deixou Portugal em 1961 e nunca trabalhou no país natal, embora mantenha uma relação próxima com a sua terra.
"Os meus planos seriam mais regressar à minha terra, devido aos meus 71 anos, era o que eu tinha dito aos meus superiores, mas dado que o Santo Padre me convidou, só tinha que dizer o que sempre disse desde que deixei Portugal, em 1961, isto é, colaborar plenamente", disse à agência portuguesa." in Zenit (http://zenit.org/article-22040?l=portuguese)
"Nomeação deverá ser formalmente anunciada nos próximos dias
Núncio Manuel Monteiro de Castro será novo secretário da Congregação Bispos
03.07.2009 - 12h34 Lusa
O actual embaixador do Vaticano em Madrid, o núncio português Manuel Monteiro de Castro, vai ser o novo secretário da Congregação dos Bispos, confirmou o próprio à agência Lusa.
“Fui convidado há três ou quatro dias pelo Santo Padre. Naturalmente que não pude recusar e aceitei o cargo. Agora terei de aguardar instruções”, explicou à Lusa em Madrid.
"Ordenei-me para servir. Havia muitas pessoas para este cargo. Eu não poderia fazer outra coisa que não aceitar”, disse ainda.
Criada em 1860, a Congregação para os Bispos (Congregatio por Episcopis) integra a Cúria Romana dedicando-se a toda a gestão das dioceses, acompanhando ainda a nomeação dos bispos e o exercício das suas actividades episcopais.
Sob a tutela de Pio X, a congregação ampliou os seus poderes, tendo-lhe sido atribuída a função de gerir a eleição dos bispos Assegura ainda a gestão de todas as visitas “ad limina” que preparam os relatórios de avaliação das igrejas a seu cuidado.
A nomeação, que deverá ser formalmente anunciada nos próximos dias, confirma rumores que já colocavam o prelado português neste cargo e que começaram a circular no Vaticano durante o mês de Junho.
Na altura, em entrevista à agência Lusa, Manuel Monteiro de Castro disse desconhecer esses rumores, admitindo que a sua vontade era poder cumprir o resto da sua vida em Portugal. Insistiu que transmitiu essa vontade directamente ao Papa Bento XVI, mas reiterou que a sua função “é servir” e que se a nomeação fosse o desejo do Santo Padre assim o faria.
“Em Junho do ano passado manifestei directamente ao Santo Padre e ao cardeal Bertoni, o nosso chefe de Governo, que o meu desejo, agora que já tenho 71 anos, é poder passar a última etapa da minha vida na minha terra natal”, disse.
Natural de Santa Eufémia Prazins (Guimarães), Manuel Monteiro de Castro — embaixador em Madrid há nove anos — explicou em Junho que gostaria de poder voltar à terra, para apoiar o centro social com o seu nome e ter tempo para ler e escrever.
“Depois destes anos todos de serviço nos cinco continentes, quero poder voltar a falar português mais vezes. Passei muitos anos sem poder ter gente com quem conversar em português”, disse na altura.
Escuteiro, ordenado sacerdote para a Diocese de Braga e diplomata do Vaticano há décadas, Manuel Monteiro de Castro saiu de Portugal em 1961 e trabalhou já nos cinco continentes.
Um dos seus maiores desafios foi o período que passou no Vietname, entre 1972 e 1975, de onde seguiu para a Austrália (entre 1975 e 1978). Durante este período chegou a viajar para Timor-Leste — depois da declaração da independência pela Fretilin —, convivendo durante alguns dias com os últimos soldados portugueses que saíram do território, então estacionados na ilha de Ataúro." in Público (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1390107)
"Papa nomeia Arcebispo português como Secretário da Congregação para os Bispos
O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo português Manuel Monteiro de Castro, anos, como novo Secretário da Congregação para os Bispos, na Cúria Romana, noticiou hoje a Agência Ecclesia.
O prelado, de 71, é natural de Santa Eufémia, freguesia do concelho de Guimarães, e desempenhava desde 2000 o cargo de Núncio Apostólico em Espanha e Andorra.
Com uma história que remonta a 1588, a Congregação ocupa-se das matérias que se referem «à constituição e à provisão das Igrejas particulares», ao exercício missão de cada Bispo na Igreja Latina, bem como à constituição das Conferências Episcopais e à revisão dos seus estatutos. É também seu dever a instituição dos Ordinariatos Castrenses, para o cuidado pastoral dos militares.
D. Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que já o fez passar por países como Panamá, a Guatemala, o Vietname, a Austrália, o México, a Bélgica Trinidad e Tobago ou África do Sul, a Namíbia, a Suazilândia ou o Lesoto.
Arcebispo titular de Benavento desde 1985, é doutorado em Direito Canónico. Deixou Portugal há mais de trinta anos, embora mantenha uma relação próxima com o nosso país.
Em 2007 foi nomeado pelo Papa como observador permanente do Vaticano para a Organização Mundial do Turismo." in Mundo Portugês (http://www.mundoportugues.org/content/1/5119/papa-nomeia-arcebispo-portugues-como-secretario-congregacao-para-bispos/)
Arcebispo português na Cúria Romana
D. Manuel Monteiro de Castro foi nomeado pelo Papa como secretário da Congregação para os Bispos, deixando a Nunciatura em Madrid
Bento XVI nomeou o Arcebispo português Manuel Monteiro de Castro, de 71 anos, como novo Secretário da Congregação para os Bispos, na Cúria Romana, anunciou esta Sexta-feira a sala de imprensa da Santa Sé. O prelado, natural de Santa Eufémia (perto de Guimarães), desempenhava desde 2000 o cargo de Núncio Apostólico em Espanha e Andorra.
"Tive a notícia só há dois ou três dias. Naturalmente fiquei muito contente, porque trabalhar com o Santo Padre é sempre uma distinção e significa que apreciaram o trabalho que fiz nestes anos de serviço que, em grande parte, foi para tratar de questões relacionadas com os Bispos, o sector para onde vou trabalhar no Vaticano", revela à Agência ECCLESIA.
Para este responsável, acredita que exista "confiança" por parte do Papa e diz estar preparado para "trabalhar neste campo, que não é só de nomeações de Bispos, são muitos outros problemas relacionados com milhares de Bispos em todo o mundo". A experiência diplomática e a fluência em várias línguas são grandes mais-valias do Arcebispo português, que fala ainda num "treino de discernimento" adquirido nas suas missões em diversas Nunciaturas.
"Vou procurar fazer o melhor que posso, como fiz sempre", assegura.
Com raízes que remontam a 1588, a Congregação para os Bispos ocupa-se das matérias que se referem "à constituição e à provisão das Igrejas particulares", como a nomeação de Bispos, bem como ao exercício da missão de cada Bispo na Igreja Latina, à constituição das Conferências Episcopais e à revisão dos seus estatutos. É também seu dever a erecção dos Ordinariatos Castrenses, para o cuidado pastoral dos militares.
Predispõe ainda tudo o que se refere às visitas "ad Limina" dos Bispos de todo o o mundo, examinando os seus relatórios e transmitindo aos Bispos diocesanos as conclusões referentes à própria diocese.
O Secretário, com a colaboração do subsecretário, ajuda o Prefeito do Dicastério, neste caso o Cardeal Giovanni Battista Re.
D. Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que já o fez passar por países como Panamá, a Guatemala, o Vietname, a Austrália, o México, a Bélgica, Trinidad e Tobago ou África do Sul. Em 2007 foi nomeado pelo Papa como observador permanente do Vaticano para a Organização Mundial do Turismo.
Arcebispo titular de Benavento desde 1985, é doutorado em Direito Canónico e ocupava desde esse ano funções como "embaixador" do Papa em diversas nações. Deixou Portugal em 1961 e nunca trabalhou no nosso país, embora mantenha uma relação próxima com a sua terra.
"Os meus planos seriam mais regressar à minha terra, devido aos meus 71 anos, era o que eu tinha dito aos meus superiores, mas dado que o Santo Padre me convidou, só tinha que dizer o que sempre disse desde que deixei Portugal, em 1961, isto é, colaborar plenamente", indica.
A notícia foi divulgada pelo Vaticano numa altura em que o Arcebispo português proferia uma conferência. Desde então, revela, as mensagens de felicitações têm sido "contínuas", um sinal de que "as pessoas aqui na Espanha ficaram satisfeitas com o trabalho realizado" nos últimos nove anos." in Agência Ecclesia ( http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=73985)
quinta-feira, julho 02, 2009
Sede do Agrupamento 323
Fotos de comparação daquilo que encontramos e como deixamos de algumas divisões da sede.
Fotos dos vários dias de trabalho intenso.
Como são muitas fotos, pode demorar a carregar....aguarde enquanto aparece a primeira foto.
Depois deste excelente trabalho realizado na recuperação de esta casa que já se encontrava desabitada à vários anos podemos relembrar uma frase célebre do nosso Fundador,
"Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que aquilo que o encontraste"
40 Anos a Procurar Caminhos
Sobe o lema "40 anos a procurar caminhos", partimos da igreja por volta das 9 horas para o local do acampamento (monte em frente ao Campo de Futebol dos ASES), para começar a montagem de campo.
A Abertura Oficial com hastear das bandeiras, realizou-se por volta das 14h30. De seguida realizaram-se as actividades por secções, onde todos os escuteiros foram convidados a descobrir um pouco mais da Primeira Carta de S. Paulo a Timóteo. Todos os participantes, em particular os antigos, aderiram atentamente a todas as actividades propostas e puderam assim mergulhar numa atmosfera de um passado esquecido.
Com o final das actividades, aproximando-se a hora de jantar, os escuteiros foram conduzidos ao Campo de Futebol dos ASES, um espaço onde puderam desfrutar de um convívio, enquanto se assava um porco na brasa para jantar. No final da merecida refeição começamos o fogo de conselho onde cada secção apresentou um tema obrigatório (sobre o capítulo que tinha trabalhado durante a tarde) e um livre. No fim rezamos a oração da noite para o recolher a tenda (silêncio).
A alvorada deu-se pelas 07h30, tomamos o pequeno-almoço, e logo a seguir desmontamos o campo. Depois seguimos em desfile para a eucaristia com a fanfarra, na qual foram convidados a participar os antigos escuteiros. No final, já por volta das 12h00 cantamos a Canção do Adeus.
Os objectivos foram alcançados plenamente. Este acampamento foi proveitoso uma vez que os escuteiros tiveram a possibilidade de explorar uma carta de S.Paulo e ao mesmo tempo tomaram consciência, uma vez mais de dois espíritos importantes: o de partilha e entreajuda.
Há a destacar a forma cívica e ordeira como os escuteiros se comportaram ao longo de todas as actividades, num clima de agradável convívio entre antigos/actuais escuteiros e chefes.
No próximo ano esperamos ter mais caminhos para procurar.
40º Aniversário do Agrupamento e apresentação da nova sede
Quase todos os elementos trabalharam no arranjo e limpeza da sede para que estivesse pronta no dia 15 de Junho, o dia da apresentação. Foram dias e noites de árduo trabalho e dedicação.
Foi um momento inesquecível. Os pais dos elementos, as pessoas da comunidade e os restantes convidados começavam a chegar, ficando o recinto do exterior quase repleto. Os elementos do Agrupamento mostravam um certo nervosismo e ansiedade, mas eis que pelas 21 horas a nossa Chefe de Agrupamento fez a abertura da festa com um discurso breve mas bem conseguido, não deixando de prestar homenagem, com a entrega de um Louvor, aos Chefes Joaquim Monteiro de Castro e José Luís Guimarães Castro, pela sua dedicação sem limites, ao C.N.E., pois sempre souberam o valor do Escutismo e sempre lutaram para que tal valor fosse reconhecido por todos.
De seguida foi apresentado um pequeno filme, realizado pelo presidente da Fraternidade, um dos elementos da fundação do nosso Agrupamento, onde pudemos visualizar a sua evolução desde a origem até aos nossos dias. Foi maravilhoso rever as pessoas que fizeram parte do Agrupamento e algumas das actividades mais marcantes.
Seguiram-se os discursos do Chefe Castro, do Chefe Guimarães, de alguns representantes do Núcleo, do Sr. Padre Faria, do Sr. Engenheiro Monteiro de Castro, um dos Chefes fundadores do nosso Agrupamento e, por fim, da Sra. Presidente da Junta de Freguesia. Todos louvaram o escutismo, os seus fundadores e os seus seguidores. Foram discursos empolgantes e de grande ânimo que nos fizeram ver que tudo o que fazemos não é em vão, mas sim por uma boa causa, desde a formação da juventude ao serviço comunitário.
Depois fizemos o que os mais novos, e não só, esperavam desde o início, o cantar dos parabéns e a partilha do grande bolo por todos os presentes. Cantamos, acendemos as velas e de seguida foi distribuído o bolo por todos.
A Sede foi apresentada a todos os presentes, sala por sala. Os pais dos nossos elementos ficaram a saber qual o local onde os filhos se irão reunir e programar as actividades. Temos espaço para todos e se o soubermos cuidar e preservar poderá ser nosso por muitos e muitos anos.
Por fim, já noite dentro, todos começamos a rumar às nossas casas, levando na lembrança os 40 anos do nosso C.N.E., agora com uma nova casa. Sem a vossa ajuda jamais conseguiremos levar este barco a bom porto!
Elisabete Guimarães